sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13/08/2010

“É tão forte quanto o vento quando sopra
tronco forte que não quebra, não entorta
podes crer, podes crer,
eu tô falando de amizade.”
(Podes Crer – Cidade Negra)

Estive pensando: O que é ser um bom amigo? Qual é o seu papel fundamental como parte da nossa sigilosa vida?

Essa noite quente de Manaus faz recorda como é bom ter pessoas com quem contar os nossos mais íntimos segredos, dividindo na parceria de boas gargalhadas sobre as coisas mais sem explicações desta vida. Estes momentos sinceros podem ser compartilhados até com amizades mesmo longe fisicamente. Mais uma vez quero dividir algo que um dia escrevi em pensamento sobre amizade e, que agora o coloco no papel:

- Para ser amigo não precisa dele presente 24 horas, amigo que é amigo, pode está em milhas e milhas distante, mas ainda bem que existe os meios de comunicação, podendo ser um e-mail, o velho cartão-postal, quem sabe telegrama legal e se nada disso estiver a disposição, porque não um sinal de fumaça? sinais de noticia, fazendo lembrar ao velho amigo que ele está tão perto ao coração como pode imaginar.

Sempre apreciei ler autores romancista, poeta do estilo: Vinicius de Moraes, William Shakespeare, Fernando Pessoa e entre outros escritores. Ao tentar interpretar alguns textos tratando de amizades de longa data, tive a percepção que a palavra: fraternidade, amizade e amigo, não tem uma definição tão certeira, única, própria. Na realidade até gostaríamos de acreditar que existe, talvez, possamos simplificar ou escolher, definindo em uma simples palavra do cotidiano: Vive-la, está presente da melhor forma na vida daqueles que estimamos como amigo mais chegado do que um irmão.

Mais uma madrugada, ouvindo umas das minhas bandas favoritas, Barão Vermelho, várias canções de amor e amizade foram produzidas descrevendo em vida, objetivando homenagear o punhado particular de raridades, como a canção: Meus bons amigos.

Um dia comum, escrevi um texto sobre amizade. Escrevi uma frase que não entendo de onde veio e, desta frase atualmente entendo o que estava sentindo naquele dia, diz:

- Conhecemos hoje aquele que podemos chamar no amanhã de amigo (...) - (Vida única).

Durante os vinte e poucos anos, ainda descubro um pouco mais como é ser amigo, qual a importância na vida do outro. Uma das coisas aprendi e descobrir com o papel de amizade, não é uma missão fácil de cumprir. Às vezes existe certos desencontros, seja ele emocional com personalidade diferente (Ora! somos diferentes), como assim? Na vida estamos acostumados a nos identifica com outras vidas parecidas com as nossas, exemplo: Meu amigo Ciclano de tal adora falar sem parar, por minha vez tenho paciência de monge para ouvir. Por ora, existem aquelas que nos arrebate com tanta firmeza, da qual esquecemos as tais diferenças e passamos a curtir de qualquer forma, ponto final! Acaba de nascer uma nova amizade dentro do incomum.

Ser amigo é vivê-lo do seu jeito, com o seu cada um, respeitando e adorando na medida certa, no equilibrio. É como tentar interpretar um belo texto, chegando por várias ocasiões ser tão mal recitado, mesmo em seus inúmeros erros ortográficos, mas não deixa ainda de ser um belo texto em construção. E, mesmo assim não existem palavras suficientes para expressar o carinho constante da presença dos bons companheiros que fazem a real diferença no dia a dia.

Descrever sobre um amigo, uma amizade, é como se tentasse dedilhar palavras que não existe, que não tem um contexto especifico, amigo é amigo e pronto, é irmão? é amor? não sei, quem pode respoder isso somos nós, no infinito particular. Mas se neste momento posso pelo menos tomar a liberdade de filosofar, então, tomo as palavras de um dos meus velhos camaradas da minha vida, Marcos Fontes: Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.

Em outras palavras é um sentimento que vem predominando gerações, nações, quebrando pré-conceito, criando elos e dando a melhor qualidade de vida mais sociável a humanidade. A palavra amizade é originada do grego e latim, levando o nome: Storge, com o significado amor fraterno.

Amizade é viver do jeito que ela é, pode está fisicamente distante ou não, ampliando em outros ciclos fraternais, com outras vidas. Relacionando-se sigilosamente com aquele que agrada ao espírito.

Amizade é o que está vivo na alma, ligando-se espiritualmente e harmoniosamente com seu verdadeiro centro de raridades, vivendo e descobrindo a importância de cada um na estrada da vida.

Finalmente para lembrar nesta caminhada: Vale ter um amigo do que nenhum.

***DEDICATÓRIA:

Esse texto está homenageando muitos dos meus estimados, entre estes: Judice Netto, Erika Cavalcante,Raissa Aimê, Adnny Ramos, Pri Mesquita, Rafael Nobre, Maeli Santos, Juliana Prestes, Riane Martins, Anny Lima, Vanessa Rodrigues, Bárbara Beltrão, Pablina Lima, Dibbiê Albuquerque, Jeane Lourenço, Angra Mendeiros, Carla D'Paula, Selma Santana, Grupo Familiar Hágios e tantos outros como estes também fazem a diferença na minha vida, guarde no coração de vocês que os amo de verdade e com cada um divirto-me em dividir cada momento de alegria, dúvida e entre tantas outras diversidades sentimentalistas. Alguns de vcs estão em outras cidades, mas guardo as boas lembranças vividas nesta terra quente (Manausss)e o carinho sempre presente por cada um. Neste momento, tomo a liberdade de homenagear um dos amigos que sinto tanta saudade do abraço acalentado de ternura, companheiro qual tenho o imenso prazer de ter em meus pensamentos acelerados, a você meu grande e eterno amigo: Marcos Fontes, bela amizade que sempre levo na saudade das boas risadas fora de hora e se chegar ler este texto, lembre-se do que um dia escrevi a ti: Amo-te mil vezes. Logo, a vida fará acontecer o nosso reencontro isso é uma direta ao SR. Fontes, D. Babbi Sabath, D. Érika e D. Jú!. Saudades imensas de vcs.

Até mais =]

12 comentários:

Anônimo disse...

Priiiiiii.......

adoreiii....obrigada pelo carinho q vc tem por mim...obrigada mesmo...vc tá aqui no meu coração, na minha vida...tantos momentos bons...q putz...uma vez quase nem sai dá sua casa lembra?? estava vendo a hora de vc expulsar a turma ahahahah...foi demais...entre tantos outros momentos tb como o seu aniversário 2007...Saudadesssss.....!!!!

Att: Babbi...

Amazônia em Ação disse...

hehehehehehehhe....

Fala sério!!

VC ainda lembra?!!! kkkkkkkkkkkkk

Vc e Fabiano e galera do FLAFLU não queriam saber de mais nada! Só conforto. Tbm recordo daquela semana, foi umas das melhores que tive quando a familia passou alguns dias fora da cidade....Quanto ao niver, foi mt bom, velhos tempos. Até hj as fotos dizem mt daquela sorveteria, porão, A2 e entre outros tur's que fizemos...Enfim, tbm sinto mt saudade vc! minha velha companheira de rock! ahahahahhahahhaahhaahh.....

Beijos Babbi!

Adoro sua amizade!

inté

ps: Obrigada por comentar e divulgar o passado! ahahahhaahahhahaah...ai ai...

Anônimo disse...

Nossa...
amei ter visto meu nome oh.
Adoro meus amigos verdadeiros e vc faz parte deles.
amigos irmãos.

By: Dibbiê

Amazônia em Ação disse...

Valeu Dib!!!

Vc sabe que vc tbm é minha irmãzona! Adoro rir com vc maluquinha!

E, vamos marcar de novo para ir no Zorro!!!! ahahahhahaahhahaha


Beijos! Obrigada por deixar o seu recadinho... ;)

Paulo Ninja disse...

Bem...amizades realmente são dificeis, e muito raro encontrar alguém que ti oussa, alguém que nós compreenda, alguém que queira nossa amizade sem interesses, amigod e verdade, não é só aquele que está ali dos eu lado quando você precisa, mas aquele que ti entende e ti ajuda sempre quando possivel sempre ti apoiando, hoje em dia as amizades são baseadas em interesses, por isso o termo AMIGO é mais raro e COLEGA é mais comum... Como meu pai já me dizia, amigo mesmo, é nossa familia, porque somos os unicos que estaremos contigo quando vocÊ ficar doente e precisará de cuidados, de rémedios e outros, somos nós que sempre ti apoiaremos e estaremos com você, quando precisar...as vezes isso se torna uma realidade, mas existe sim, alguém por ai, que seje tudo isso, uma esposa, um marido ou um filho, do qual nao deixam de ser amigos, alem de parentes tmb, mas um vizinho proximo ou amigo de infância torna um laço bem forte com o tempo tmb...gostei muito dos seus comentários Pri, isso mostra que você sim, é uma AMIGA RARA E VERDADEIRA, bjs

Pricila de Assis disse...

Paulo!!!!

Bom ver vc por aqui! xeretando minha vida! hahahahahahahahaha

Brincadeira meu amigo. MAs, é verdade quando se trata de amizade ligado a familia, como sempre digo: Meu porto seguro é o lar. Vc pode ter vários problemas com os seus pais e irmãos, mas no final quem vc recorrer? Pai e Mãe. Quando decidir homenagear os meus amigos, é justamente procurando uma forma de agradecer os grandes companheiros da minha vida. Essas pessoas, como vc, sim! fazem a diferença, com um conselho, uma mão amiga, uma risada e entre tantas outras coisas. Graças a Deus, tenho amigos fieis, que gostam e respeitam o meu espaço, como amigos intimos sempre dou a liberdade de chegar junto e dizer: Pri!!! cuidado ou Pri, apenas uma observação. São parte de mim, considero importante ter amigos mais chegados do que um irmão, os amigos vem para quebrar a solidão humana e alegrar mais os dias na terra.

Veleu! Paulinho pelas palvras e admiração.

Um beijo!

Anônimo disse...

Pri,
Mto lindo seu texto...vc stava realmente inspirada!
Vc sabe o qto vc é especial p mim, uma amiga que guardo em local seguro no coração e fico mto feliz por ter sido lembrada. Pena não nos encontrarmos com frequência, mas como vc msm disse, não é a presença física que determina a intensidade de uma amizade.
Te adoro!
Selma.

Pricila de Assis disse...

Owwwwww, Selminha!

DEsde que banda lacuna coil nos uniu, no evento do Tulipa Negra, não deixamo mais de nos comunicar. PAssamos então desde 2007 a sair com frequencia e logo vc casou! que vida eih!? hehehehehe...Desde então, a frequencia diminuiu, mas o amor por vc amentou dez vezes mais, amizade sincera que é cultivada entre nós e torna-se forte todas as vezes que paramos para nos encontrar e bater altos papos da vida.

Selminha, vc é especial a este jovem coração. Vc como mts fazem a total diferença, tenhos mts contatos, amizades, mas poucos destes tenho a liberdade de dizer: Amo vc.

Obrigada por tudo minha amiga! Conta comigo sempre! E vc sabe disso!

Até logo

Anônimo disse...

Caraaaaaa...essa desgramada é muito minha amiga,já conversamos a respeito de muitas coisas,inclusive muito confidenciais..ela é maravilhosa,inteligente e escreve muitooooooooooooooooooo...tenho q ser justa,acompanho os textos dela e tenho q dizer que são de ótimos gostos e públicos...além de ser sincera demais...amiga..saiba q te amo muito...vc é 1000000000000000000000!!!!!

Ass: Pablina Lima

Pricila de Assis disse...

Ahh, Pablina!

Tantos elogios, lisonjeada!

Agradeço as palavras e vc mesma diz: Sou sua fã, n. 1! hahahahahah

Olha, estou pensando no futuro em transformar esse blog em algo mais concreto, em um livro! O que acha?! hahahahahahhahah

E, na noite de autografos, lá vai vc com o meu livro! Vai ser a primeira eiih?!!! hauahuahuauhauh

Embora odiar vc chamar-me de "neném"?! (onde vc tirou essa mulher!?) Também amo vc! como uma amiga tão presente que és, sempre preocupada com esse jovem coração, com as coisas que realizo na vida, valeu mesmo pela parceria!

Um beijo flor!

Marcos Fontes disse...

Minha amada e mil vezes amiga!!!!
Vc quer me matar é!!! Já não tenho mais aquele coração de leão para aguentar tanta emoção forte.

Não vejo ahora de ir correndo ao teu encontro.

Te amo minha Deusa!!!!

Marcos Fontes

Pricila de Assis disse...

Amigo!!!!

Que bom, que gostou da homenagem! O fiz pensando em vc!

Espero mesmo que a vida nos reuna mais uma vez. Enquanto isso, sempre o levarei nesse nobre coração.

Amo vc!

ps: Vez e outra, manda noticias, por favor. Desculpa a falta de atenção. Naquele dia tava resolvendo umas coisas, resolvendo este coração bobo! rs rs

beijos